Evo Morales promulga a Lei do Sistema Único de Saúde na Bolívia
- vinicius.murari
- 21 de fev. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de ago. de 2019

Várias organizações sociais da Bolívia se reuniram na promulgação da lei.
O presidente da Bolívia, Evo Morales, promulgou nesta terça-feira a Lei do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o território boliviano para proteger todos os cidadãos que não possuem plano de saúde.
A medida modifica a lei número 475 dos Serviços Integrais de Saúde, que estipulou a cobertura de saúde apenas para mulheres grávidas, crianças menores de cinco anos, idosos e pessoas com deficiência em status exclusivo.
Da mesma forma, a chefe do Ministério da Saúde da Bolívia, Gabriela Montaño, destacou a natureza histórica deste evento na gestão do Presidente Morales, que desde sua chegada em 2006 governou em benefício dos trabalhadores, camponeses e indígenas.
Montaño disse que este programa servirá a mais de 5 milhões de bolivianos que não dispõem de um sistema médico gratuito que garanta seu direito à saúde.
''O SUS é uma possibilidade nunca antes vista na história do país, porque foram introduzidos 8 mil itens em um ano, nunca investimos mais de 2 bilhões em infraestrutura hospitalar, então é uma oportunidade de avançar e temos que avançar gradualmente ", disse o ministro.
O SUS entrará em vigor a partir de 1º de março deste ano com a cobertura inicial de 300 benefícios gratuitos de saúde, que serão distribuídos nos hospitais estaduais nos primeiro, segundo e terceiro níveis, de acordo com as estipulações e peculiaridades do sistema. casos médicos.
Por Telesur
Comments