Reforma da previdência na Rússia diminui a popularidade de Putin e aumenta a do Partido Comunista
- Camarada C.
- 24 de set. de 2018
- 2 min de leitura

Observe que um fenômeno está chegando a Putin e à Rússia Unida sem poder pará-lo. O Partido Comunista está colhendo uma imagem muito boa graças à campanha contra a lei que aumenta a idade de aposentadoria, e eles estão reunindo a maioria da oposição: https://themoscowtimes.com/news/russia-approves-petitions-for-referendum-on-retirement-age-hike-62470
As eleições locais no início de setembro e, se bem me lembro, e a popularidade de Putin não para de cair (ele perdeu quase 20% de aprovação) e seu partido Rússia Unida sofreu nas pesquisas, já estando em um esquálido 32%.
Pela primeira vez desde que Putin começou a governar os russos, as pesquisas apontam que a Rússia está no caminho errado: 42% dos russos, contra 46% que acreditam que país vai na direção certa. Observe o salto: em apenas alguns meses, a lei da aposentadoria fez arrebatar o descontentamento dos russos:

As medidas neoliberais do governo de Putin e sua repetida tentativa de eliminar o passado soviético (junto com a russificação do país) estão cobrando seu preço. Outra lei soviética recentemente abolida foi a das línguas minoritárias, que se tornaram opcionais.
Em 2024, Putin deixará sua posição como presidente e se supõe que não deve se apresentar novas eleições. O fato de ser apresentado como independente ao último presidente, dissociando-se do partido, é muito importante. Sem dúvida, o Rússia Unida terá um futuro complicado sem Putin. Devo acrescentar que a Rússia pode entrar em um estágio muito diferente, mas isso é algo que ainda resta muito tempo. Vamos ver como a tempestade cobre o governo nos próximos meses.
Em 29 de agosto, Putin já havia feito mudanças na reforma previdenciária após as duras críticas que sofreu, em um recente comunicado televisionado indicando que amenizaria a reforma: https://www.reuters.com/article/us-russia-putin-pension-age/putin-tells-russians-he-is-softening-unpopular-pension-reform-idUSKCN1LE0VY?il=0
Esta é uma derrota clara e que trará grandes êxitos para o Partido Comunista, que é o que levantou a bandeira da luta contra a reforma previdenciária. A única medida clara é que a idade de aposentadoria para as mulheres subirá 5 anos e não as 8 esperadas.
Pela linguagem, parece que Putin quer se distanciar o Executivo do Parlamento como uma medida implementada por estes, aparecendo como presidente que as suaviza diante dos protestos.
As eleições regionais / municipais deixaram várias derrotas para o Rússia Unida (RU), embora seja mais uma advertência do que uma derrota irreversível. Os resultados de Ulianovsk foram notáveis: o Partido Comunista (PC) venceu com 36,24% contra o Rússia Unida 33,96%. O nacionalista Partido Liberal Democrata da Rússia (LDPR) tem uma chave de governo com 13,51%.
Em Toliatti, uma cidade de 800 mil habitantes:
- Partido Comunista 35,91%
- Rússia Unida 28,56%
- LDPR 15,02%
Em Irkutsk, cidade de 700 mil habitantes:
- Partido Comunista 33,99%
- Rússia Unida 27,88%
- LDPR 15,8%
Em Sizran, cidade de 200 mil habitantes:
- Partido Comunista 36,16%
- Rússia Unida 24,6%
- LDPR 15,54%
Em Kaliningrado, uma cidade de 500 mil habitantes: - Rússia Unida 40,09% - Partido Comunista 22,48%
Em Veliky Novgorod, uma cidade de 300 mil habitantes: - Rússia Unida 47,34% - Partido Comunista 22,32%
Em Saratov, uma cidade de 900 mil habitantes: - Partido Comunista 45,35% - LDPR 16,01% - Rússia Unida 12,94%
Em Tver, uma cidade de 500 mil habitantes: - Rússia Unida 36,21% - Partido Comunista 20,82%
Comments