China doa a Cuba mais de 112 milhões de dólares
- Jornal A Pátria
- 3 de out. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de dez. de 2019
Ambos países firmaram há pouco diversos acordos para estreitar a cooperação bilateral e oficializaram vários donativos

O governo da China oficializou o outorgamento de um donativo de 112,4 milhões de dólares (800 milhões de yuans/renmimbis) a Cuba, como parte do Convênio de Cooperação Econômica e Técnica, subscrito entre autoridades de ambos os países.
Este Convênio foi um dos acordos firmados pelo Ministro do Comércio Exerior e Inversão Estranjeira de Cuba (Mincex), Rodrigo Malmierca, e o vice-presidente da Agência de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento da China, Zhou Liujun, em nome dos seus respectivos governos, resposta o site CubaDebate.

Também foram rubricados duas notas que operacionalizam a execução de outros dois donativos chineses destinados ao enfrentamento à seca e aos trabalhos de saneamento que realiza o Instituto Nacional de Recursos Hidráulicos da Ilha. Assim como para a compra de um sistema de telepresença - usado em conferências e reuniões online - para o grupo empresatial cubano BioCubaFarma, dedicado a produção de produtos e equipamentos médicos.
Ademais, ambos países entraram de acordo com a execução de uma terceira fase do donativo de Pequim para o programa de implantação da Televisão Digital em Cuba. Este novo donativo permitirá a Ilha adquirir novos transmissores e outros equipamentos para ampliar a cobertura do sinal de televisão digital em todo o território cubano.
No final do dia, Malmierca agradeceu o gesto de "irmandade e amizade" do governo chinês pela nova doação e destacou "a importância da cooperação bilateral", destaca Cubadebate.
China é o parceiro comercial prioritário de Cuba na Ásia e é um de seus principais aliados políticos. A cooperação bilateral abarca diversos setores na atualidade e tem “um impacto positivo nos planos de desenvolvimento econômico e social“ da Ilha, de acordo com o titular do Mincex.
Tradução de Bruno Torres, do CubaNews.
Comments